Como sair da procrastinação?
- gilmarlifecoach
- 24 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Líder, você, ou algum funcionário seu, está procrastinando? Sabe, aquela vontade de deixar para depois o que precisa ser feito agora?
Eu sou Gilmar Carneiro, mentos de líderes de sucesso. Eu vou te contar o que pode estar fazendo com que você, ou seu colaborador, procrastine e ainda, vou te dar e dicas de como sair desse comportamento.
Se você, Líder, já teve essa vontade de deixar para depois o que você deveria estar fazendo agora e isso te traz uma emoção negativa, como frustração ou culpa, então você está procrastinando.
Há muitos motivos pelos quais nós procrastinamos, ou seja, que nos fazem deixar para depois aquelas atividades que não desejamos fazer agora, como o relatório que você precisa entregar, o feedback para o seu colaborador ou até a dieta que você está se prometendo desde o começo do ano.
No geral, deixamos de fazer essas atividades porque elas nos trazem desconfortos e falta de sentido. É como se olhássemos para ela e pensássemos: “Isso não vai me levar a lugar algum.” Ou “Por que eu devo fazer isso.” Ou ainda “Ahhhh, que chatoooo”.
É eu sei como pode ser beemmm chato fazer algumas tarefas. Mas muitas delas são necessárias ou fazem parte das nossas responsabilidades como líderes, não é verdade?
E se esse hábito de procrastinar se instalar, os resultados podem ser ainda piores, por que no final das contas, você viverá apagando incêndios, e sempre com muitas pendências em aberto e prazos extrapolados. E isso não é nada bom, certo?
Se esse é o seu caso, aqui vão três perguntas simples, porém poderosas, que você pode fazer para te dar mais clareza sobre o que está causando esse comportamento procrastinador e te apoiar a se livrar dele. As 3 perguntas são:
O que está te tirando do JOGO? O que te desperta a vontade de não realizar as suas tarefas? É a preguiça? É alguma crença em relação a tarefa? É a falta de conhecimento a respeito dela? O que está te tirando do JOGO?
O que você poderia fazer para evitar que isso aconteça? O que você pode fazer para que esse gatilho da procrastinação não aconteça e você se coloque em ação?
Você vai ficar aí reclamando ou vai resolver o problema? A postura mais comum de um procrastinador é a de RECLAMÃO... e normalmente de VÍTIMA. Ou seja, ele percebe que a responsabilidade de escolher fazer ou não alguma tarefa é exclusivamente dele e aí começam as desculpas: o engarrafemento, a chuva, o calor, gato que subiu no telhado... enfim, sempre haverá uma reclamação e um agente externo.
Por isso, coloque-se na posição de ação e faça acontecer.
E Lembre-se: Ser líder é transformar pessoas.
Juntos Rumo ao Topo.
Gilmar.
Descrição:
Comentários